domingo, 14 de abril de 2024

Brasil celebra Dia Mundial do Café atingindo a marca de 38% da produção global


Hoje, dia 14 de abril, comemora-se o dia mundial do café, uma data que deve ser muito celebrada aqui no Brasil, pois nosso país é o maior produtor mundial dessa comoditie agrícola, detendo cerca de 38% da produção global.

Do simples cafezinho da padaria aos mais estilosos shakes e drinks, o café torrado e moído tem uma composição complexa e variável. Os baristas, pessoas treinadas em seleção e preparo do café, utilizam essas características para desenvolver bebidas com composição e estímulos sensoriais especiais.

Existe uma diversidade de caracteristicas inerentes ao café, que podem variar desde o tipo de grão, método de torra e método de preparo. Tudo isso associado a combinações da temperatura da água, espessura da moagem, tempo de filtragem e equipamentos utilizados para o preparo e filtragem garantem resultados únicos.

No Brasil, o café é a bebida mais consumida depois da água. O consumo associado ao leite de vaca e comidas contendo cereais como pães, cuscuz, tapioca são muito populares. Em algumas regiões, como o nordeste e o norte, a refeição da noite tradicionalmente, inclui o consumo de café.

O consumo médio de café no Brasil é de uma e meia xícara por dia ou cerca de 163ml por dia. O consumo de 2 a 4 xícaras por dia (240 a 480 ml/dia) é o total sugerido em função do conteúdo de cafeína que não deve exceder 400mg por dia.



O café tem características funcionais interessantes. Seu conteúdo de compostos como xantinas, polifenóis e flavonóides favorecem o melhor desempenho no metabolismo e traz vários benefícios à saúde.




A cafeína, o componente mais famoso do café, é uma xantina, substância que pode facilitar o trabalho intelectual, produzir algum bem-estar, melhorar as relações interpessoais, acentuar a capacidade de descriminação das sensações, acelerar o tempo de reacção e reduzir a sonolência e a fadiga.. Os polifenóis e flavonóides presentes no café têm atividade antioxidantes que protegem o organismo. O café também fornece magnésio, cromo, manganês e niacina. A niacina é uma vitamina, formada durante o processo de torrefação do café, muito importante para o funcionamento normal do sistema nervoso e equilíbrio psicológico.




Por sofrer torrefação e extração em água quente e ser consumido como uma bebida, o café apresenta metabolização mais fácil dos seus compostos e por isso importante capacidade antioxidante quando comparado com outras fontes desses compostos como chás, frutas e hortaliças.



Devido às características, o consumo do café está associado a efeitos cognitivos, neuromusculares, endócrinos e metabólicos. O café é uma bebida associada a redução de risco para algumas doenças e condições como diabetes mellitus tipo 2, Parkinson, Alzheimer, morte por doenças inflamatórias e mortalidade em geral. O consumo de café está associado a melhora no desempenho cognitivo, manutenção do estado de alerta, desempenho e recuperação em esportistas.


Vamos celebrar essa data, tomando um bom cafezinho.

LEIA MAIS

Conselho de Segurança da ONU se reune neste domingo por ataque do Irã a Israel


O Conselho de Segurança da ONU foi convocado em caráter de urgência neste domingo, atendendo a uma solicitação de Israel, um dia após o Irã lançar mais de 200 drones e mísseis contra o território israelense em retaliação a um ataque ao seu consulado na Síria.

A presidência rotativa do Conselho, atualmente ocupada por Malta, anunciou que a reunião está prevista para as 16h locais (17h de Brasília).

O embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, solicitou a reunião urgente para condenar o Irã por essa ação e pediu ao Conselho que designe a Guarda Revolucionária iraniana como organização terrorista. Ele enfatizou a necessidade de medidas concretas contra a ameaça representada pelo Irã, descrevendo o ataque como uma escalada grave e perigosa.

No sábado, o Irã lançou mais de 200 drones e mísseis contra Israel em resposta a um suposto ataque israelense ao seu consulado em Damasco, na Síria. Este foi o primeiro ataque direto realizado pela República Islâmica contra Israel. Teerã culpa Israel pelo ataque ao consulado e acusou o exército comandado por Benjamin Netanyahu de destruir a sede diplomática e matar dois altos oficiais da Guarda Revolucionária. Israel não confirmou nem negou sua responsabilidade no incidente.
LEIA MAIS

sábado, 13 de abril de 2024

Escola Superior do Instituto Butantan recebe inscrições para o programa Cientista Mirim


Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Cientista Mirim, organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) – órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). 

Os alunos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio poderão enviar suas candidaturas por meio de um formulário online até o dia 19 de abril de 2024.

O programa oferece aos estudantes aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório e armazenamento e descarte de resíduos, além de uma vivência prática no laboratório de pesquisa selecionado pelo estudante.

Onze laboratórios do Butantan devem receber os jovens estudantes nesta edição: 
  • Laboratório da Dor e Sinalização; 
  • Laboratório de Coleções Zoológicas; 
  • Laboratório de Bacteriologia; 
  • Laboratório de Genética; 
  • Laboratório de Herpetologia; 
  • Laboratório de Fisiopatologia; 
  • Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD); 
  • Laboratório de Toxinologia Aplicada; 
  • Laboratório de Farmacologia; 
  • Laboratório de Imunopatologia; e 
  • Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. 

É possível conferir a descrição dos projetos que serão desenvolvidos em cada laboratório e também o nome dos cientistas responsáveis na página do Cientista Mirim. Após a conclusão do projeto, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus relatórios finais na Reunião Científica Anual do Butantan, além de serem incentivados a inscreverem suas pesquisas em congressos externos.

Para se inscrever basta clicar aqui


Link útil

Escola Superior Butantan


LEIA MAIS

Taylor Swift retorna ao TikTok após impasse com Universal Music Group


Após um período de ausência, as músicas de Taylor Swift finalmente retornaram ao TikTok. O desacordo entre a plataforma chinesa e a Universal Music Group (UMG), maior gravadora do mundo, resultou na remoção das gravações da cantora do aplicativo por dez semanas. 

A falta de renovação do contrato de licenciamento expirado em janeiro foi o motivo por trás da suspensão. A companhia de música acusou o Tiktok de tentar impedir que seus artistas recebessem uma compensação justa, além de reclamar do uso de inteligência artificial na rede social.

Por outro lado, o aplicativo negou as acusações, afirmando que a UMG criou uma narrativa falsa. A situação gerou um impasse entre as duas empresas

A volta de artista ao TikTok sugere que Swift possa ter feito um acordo separado para garantir que seu novo álbum, “The Tortured Poets Department”, seja beneficiado pela plataforma. O lançamento do disco está previsto para a próxima sexta-feira, 19 de abril.

Além de Taylor Swift, outros artistas representados pela Universal Music, como Rihanna, Ariana Grande, Drake e Beyoncé, também tiveram suas músicas suspensas do TikTok. No entanto, até o momento, essas gravações ainda não retornaram à plataforma. A situação entre a gravadora e o aplicativo continua sendo acompanhada de perto pelos fãs e pela indústria musical.
LEIA MAIS

sexta-feira, 12 de abril de 2024

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado mesmo após término de mandato


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para ampliar o foro privilegiado nesta sexta-feira, 12 de abril, permitindo que autoridades como deputados, senadores, ministros e outras figuras públicas sejam investigadas pela Corte mesmo após deixarem seus cargos. 

O julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça. O ministro Luís Roberto Barroso havia pedido vista e suspendido o julgamento no final de março, quando o placar estava em cinco votos favoráveis. Após a retomada, na madrugada desta sexta (12), o parecer do ministro resultou em seis votos a favor da ampliação do foro privilegiado, com ministros como Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli se posicionando a favor. 

A proposta de manter o foro privilegiado para crimes funcionais mesmo após o término do mandato foi apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, relator do caso em questão. A discussão sobre a restrição do foro privilegiado teve início em 2018 e agora ganha novos contornos com a possibilidade de ampliação.

O julgamento em questão tem como pano de fundo um habeas corpus do senador Zequinha Marinho, acusado de operar um esquema de “rachadinha” quando era deputado federal. A defesa do senador argumenta que o processo deveria tramitar no STF devido ao foro privilegiado que ele detém. 

A mudança na prerrogativa de foro pode impactar casos como o do ex-presidente Jair Bolsonaro, que perdeu o direito ao foro privilegiado após deixar o cargo em 2022. Com a possibilidade de processos serem julgados no STF e investigações questionadas, o debate sobre o foro privilegiado continua em destaque no cenário jurídico brasileiro.


LEIA MAIS

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Morre O. J. Simpson, ex-jogador de futebol americano absolvido da acusação de matar ex-mulher


Morreu, nesta quinta-feira, 11 de abril, aos 76 anos, o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson. O.J também se aventurou como ator, após a aposentadoria dos campos, mas ele alcançou repercussão na mídia mundial por ser acusado de matar sua ex-mulher, Nicole Brown, e um amigo dela, o garçom Ronald Goldman, em 1994. O julgamento terminou com ele absolvido.

Entre os filmes em que aparece como ator está a trilogia “Corra que a Polícia Vem Aí”, estrelada por Leslie Nielsen. Ele também fez vários comerciais na TV.

Na NFL, defendeu o Buffalo Bills (de 1969 a 1977) e o San Francisco 49ers (entre 1978 e 1979). Foi eleito o melhor jogador da liga em 1973 e detém o recorde de jardas por jogo em uma temporada. Apesar de sua relevância, nunca ganhou um Super Bowl.

O caso sobre o assassinato de sua ex-mulher e o amigo foi chamado de “julgamento do século”, com famosos advogados americanos disputando a narrativa e a intensa cobertura da imprensa, chamada na época de circo midiático.

Simpson foi absolvido dessa acusação em 1995, em uma reviravolta: um par de luvas achado na cena do crime, apresentado como prova sob justificativa de ter sido usado pelo criminoso, não serviu nas mãos do ex-atleta. O caso também levantou questões raciais na época. O. J. foi condenado por um processo na Justiça cível, aberto pela família de Goldman, no qual foi condenado a pagar US$ 33,5 milhões de indenização.

Mais tarde, ele foi sentenciado a 33 anos de prisão por assalto à mão armada, cumpriu nove e saiu, em liberdade condicional, em 2017.
LEIA MAIS

Concurso da Caixa Econômica Federal tem mais de 1,2 milhão de inscritos para 4.050 vagas


A Caixa Econômica Federal anunciou que mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram para disputar 4.050 vagas em concurso. O cargo mais procurado é o de técnico bancário novo para carreira geral no banco, que superou 1 milhão de candidatos (1.072.983) para as 2.000 vagas em jogo.

Além disso, também serão selecionadas 2.000 pessoas para técnico bancário na área de TI (tecnologia de informação), com 117.252 inscritos, mais 28 para médico do trabalho e 22 para engenheiro de segurança do trabalho.

As provas serão realizadas em 26 de maio, com questões de conhecimentos gerais e específicos.

Os candidatos nas vagas de técnico bancário ainda farão uma redação, enquanto os concorrentes a médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho terão uma prova discursiva.

Para o cargo de técnico bancário novo, as cidades de realização de prova estão vinculadas ao polo em que o profissional deseja trabalhar, escolhido pelo candidato no momento da inscrição.

Já para as vagas de tecnologia da informação, há opção por cidade de realização de prova diferente do polo de escolha. A remuneração oferecida para o técnico bancário (carreira geral e TI) é de R$ 3.762, enquanto o médico receberá R$ 11.186, e o engenheiro, R$ 14.915.

Os aprovados em todos os cargos ofertados terão benefícios como assistência à saúde, previdência complementar, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), auxílios alimentação e refeição, vale-transporte, auxílio-creche e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento. Os aprovados serão convocados a partir de agosto deste ano para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios. O concurso terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Caixa.

As inscrições foram encerradas em 25 de março.
LEIA MAIS

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Alok e Fagner divulgam remix de ‘Borbulhas de Amor’


Após Fagner ter chamado shows de grandes DJs de “desastre ambiental”, Alok propôs uma parceria musical ao cantor. 

O DJ remixou a música “Borbulhas de Amor”, clássico de Fagner. 

Em foto publicada pelo Alok nesta quarta-feira, 10 de abril, em seu perfil no Instagram, Fagner aparece de mãos dadas com o produtor em um estúdio musical numa foto, conversando e tomando café em outras. No mesmo carrossel de imagens, Alok divulgou vídeo dos dois ouvindo a gravação em frente ao computador e de Fagner cantando. “Construindo pontes ao invés de muros”, escreveu o DJ. “Vou tocar o remix do Fagner em Brasília dia 20 de abril”, comentou Alok nas redes sociais. 

Em novembro, Fagner fez críticas à música atual, destacando os shows cheios de efeitos tecnológicos de grandes DJs, porém sem citar o nome de Alok. 

“Uma das coisas que mais me choca é você pegar um DJ e botar 1 milhão de pessoas. Isso, pra mim, é um desequilíbrio ambiental. Caramba! É um desastre ambiental. O povo vai ver um DJ, que canta meia música e fica ali, fazendo aquelas cenas ridículas”, disse Fagner.

Agora, o cantor parece ter feito as pazes com os DJs ao cair nas graças de Alok.
LEIA MAIS
Related Posts with Thumbnails