terça-feira, 16 de abril de 2024

Chuvas em Ilhéus provocam alagamentos e deslizamentos nesta terça-feira


As chuvas voltaram a atingir com força o sul da Bahia. Na madrugada desta terça-feira, 16 de abril, a cidade de Ilhéus registrou grande volume pluviométrico, o que causou diversos pontos de alagamento em todo o município. A chuva veio acompanhada de ventos fortes.

Na madrugada, uma árvore de grande porte desabou sobre três casas localizadas na Praça Manoel Castro Nery, no bairro Princesa Isabel. Moradores da região afirmam que já haviam solicitado à prefeitura a retirada da árvore devido ao risco iminente de queda, porém, tais pedidos não foram atendidos. Os residentes relatam que, apesar das reiteradas solicitações, nenhum órgão municipal compareceu para prestar assistência ou orientação durante a noite. Adicionalmente, os telefones da Defesa Civil não estão operando, dificultando ainda mais a comunicação e a resolução dos problemas enfrentados pelos moradores afetados pelo incidente.


O Centro da cidade e as imediações do bairro da Cidade Nova amanheceram tomadas pela água. A rua Marquês de Paranaguá, principal via comercial da cidade, ficou intransitável, o que conferiu grande prejuízo financeiro aos comerciantes locais.

Outro ponto de alagamento foi o Centro de Convenções. A quantidade de água acumulada na via pública impedia as pessoas de terem acesso às instalações do local, onde está acontecendo a feira municipal de saúde. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram idosos e crianças tentando atravessar a Avenida Soares Lopes com água na altura do joelho.

De acordo com a previsão do tempo, a chuva deve continuar durante a noite e parte da madrugada.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
LEIA MAIS

Professores e Agentes Comunitários de Iguaí protestam contra administração do prefeito Rony por descumprimento do pagamento do piso salarial nacional


A cidade de Iguaí, recentemente abalada pela tragédia durante a festa de aniversário do prefeito Rony Moitinho, agora enfrenta uma nova onda de protestos. Professores da rede municipal de ensino e agentes comunitários se uniram em uma manifestação para denunciar a péssima administração do prefeito, que continua descumprindo a lei do piso nacional da educação e do piso salarial dos agentes comunitários.

Os manifestantes se reuniram pacificamente em frente à prefeitura, carregando cartazes e faixas com mensagens exigindo respeito e valorização para a categoria. Eles alegam que, apesar das leis que estabelecem o pagamento do piso nacional da educação e do piso salarial dos agentes comunitários, o prefeito de Iguaí tem sistematicamente ignorado essas determinações, causando prejuízos financeiros e desvalorização profissional.



Em meio aos gritos de protesto, os manifestantes destacaram a importância da educação e do trabalho dos agentes comunitários para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população. Eles pediram uma postura mais transparente e responsável por parte do prefeito, exigindo que ele cumpra as leis vigentes e valorize os profissionais que dedicam suas vidas a essas áreas.

O prefeito Rony Moitinho, que governa a cidade há quase 8 anos, não foi encontrado para comentar sobre os protestos até o momento. 

"Você vê ele em qualquer lugar na época da eleição, depois ele some. Vocês conhecem geladeira preta? É assim que ele é. Some. A gente procura para verificar a possibilidade das negociações acontecerem, a gente tem respostas negativas o tempo todo procurando. São as igrejas, o conselho tutelar, é o sindicato da saúde, é o sindicato dos professores, o tempo todo procurando e não o encontra. Não se enganem, ele some. Ele só sabe que existe voto na época da eleição. Não atende, não marca." desabafou uma líder sindical durante os protestos de hoje em Iguaí.

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 31 de janeiro de 2024, em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria nº 61/2024, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica. O aumento previsto é de 3,62%, e o valor mínimo definido pelo governo para 2024 foi de R$ 4.580,57.

Já os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) contam com um novo valor de remuneração em 2024. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde anunciou o reajuste, realizado anualmente com base no aumento do salário mínimo - que hoje é de R$ 1.412,00 após o aumento de 7,7% em 2023. A atualização contempla o piso nacional da categoria, estabelecido em dois salários mínimos.

O protesto dos professores e agentes comunitários de Iguaí destaca a insatisfação e o descontentamento da categoria e também dos moradores com a administração municipal. Enquanto a cidade ainda se recupera da tragédia ocorrida durante a festa de aniversário do prefeito na última sexta-feira, novos desafios surgem no cenário político e social local. Resta saber como a prefeitura irá lidar com essas questões e se haverá uma resolução satisfatória para as demandas dos manifestantes.

LEIA MAIS

Romário decide voltar a jogar pelo América e vai disputar Série A2 do Carioca


O ex-atacante da Seleção Brasileira e craque do tetra na Copa do Mundo de 1994, Romário (PL-RJ), está de volta aos gramados. O Senador da República e ídolo de clubes como PSV, Barcelona, Flamengo e Vasco se inscreveu na manhã desta terça-feira, 16 de abril para atuar pelo América, clube em que também é presidente e assumiu a gestão ainda neste ano. O Baixinho vai receber um salário mínimo estipulado no contrato e devolverá o valor como doação ao América.

A inscrição de Romário já conta no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) e aguarda para escanear o contrato com a CBF. O ex-atacante pendurou as chuteiras em 2009, quando atuou também pelo América, time do seu pai, Edevair.

O agora jogador do Mecão adotará a melhor estratégia para ser utilizado por Marcus Alexandre, treinador da equipe carioca. Romário ainda é visto em peladas e partidas de futevôlei nas praias do Rio e segue em forma apesar de sua idade avançada.

Quem também atua pelo América é Romarinho, filho do ídolo da Seleção que joga ao lado de André, revelado pelo Santos e parceiro de Ganso e Neymar em 2010.

A segunda divisão do Cariocão deve se iniciar no dia 18 de maio com a participação de 12 clubes, são eles América, Americano, Araruma, Artsul, Audax Rio, Cabofriense, Duque de Caxias, Maricá, Olaria, Petrópolis, Resende e Serrando. Na primeira fase, as equipes se enfrentarão em modelo de pontos corridos.

Os quatro clubes melhores colocados avançam para a próxima fase. Com o primeiro colocado, que enfrenta o quarto, sendo o Campeão da Taça Santos Dumont. O segundo e o terceiro se enfrentam nas semis com jogos de ida e volta, tendo a decisão realizada no mesmo modelo. Só o Campeão do torneio sobre para a primeirona do Campeonato Carioca 2025.
LEIA MAIS

domingo, 14 de abril de 2024

Brasil celebra Dia Mundial do Café atingindo a marca de 38% da produção global


Hoje, dia 14 de abril, comemora-se o dia mundial do café, uma data que deve ser muito celebrada aqui no Brasil, pois nosso país é o maior produtor mundial dessa comoditie agrícola, detendo cerca de 38% da produção global.

Do simples cafezinho da padaria aos mais estilosos shakes e drinks, o café torrado e moído tem uma composição complexa e variável. Os baristas, pessoas treinadas em seleção e preparo do café, utilizam essas características para desenvolver bebidas com composição e estímulos sensoriais especiais.

Existe uma diversidade de caracteristicas inerentes ao café, que podem variar desde o tipo de grão, método de torra e método de preparo. Tudo isso associado a combinações da temperatura da água, espessura da moagem, tempo de filtragem e equipamentos utilizados para o preparo e filtragem garantem resultados únicos.

No Brasil, o café é a bebida mais consumida depois da água. O consumo associado ao leite de vaca e comidas contendo cereais como pães, cuscuz, tapioca são muito populares. Em algumas regiões, como o nordeste e o norte, a refeição da noite tradicionalmente, inclui o consumo de café.

O consumo médio de café no Brasil é de uma e meia xícara por dia ou cerca de 163ml por dia. O consumo de 2 a 4 xícaras por dia (240 a 480 ml/dia) é o total sugerido em função do conteúdo de cafeína que não deve exceder 400mg por dia.



O café tem características funcionais interessantes. Seu conteúdo de compostos como xantinas, polifenóis e flavonóides favorecem o melhor desempenho no metabolismo e traz vários benefícios à saúde.




A cafeína, o componente mais famoso do café, é uma xantina, substância que pode facilitar o trabalho intelectual, produzir algum bem-estar, melhorar as relações interpessoais, acentuar a capacidade de descriminação das sensações, acelerar o tempo de reacção e reduzir a sonolência e a fadiga.. Os polifenóis e flavonóides presentes no café têm atividade antioxidantes que protegem o organismo. O café também fornece magnésio, cromo, manganês e niacina. A niacina é uma vitamina, formada durante o processo de torrefação do café, muito importante para o funcionamento normal do sistema nervoso e equilíbrio psicológico.




Por sofrer torrefação e extração em água quente e ser consumido como uma bebida, o café apresenta metabolização mais fácil dos seus compostos e por isso importante capacidade antioxidante quando comparado com outras fontes desses compostos como chás, frutas e hortaliças.



Devido às características, o consumo do café está associado a efeitos cognitivos, neuromusculares, endócrinos e metabólicos. O café é uma bebida associada a redução de risco para algumas doenças e condições como diabetes mellitus tipo 2, Parkinson, Alzheimer, morte por doenças inflamatórias e mortalidade em geral. O consumo de café está associado a melhora no desempenho cognitivo, manutenção do estado de alerta, desempenho e recuperação em esportistas.


Vamos celebrar essa data, tomando um bom cafezinho.

LEIA MAIS

Conselho de Segurança da ONU se reune neste domingo por ataque do Irã a Israel


O Conselho de Segurança da ONU foi convocado em caráter de urgência neste domingo, atendendo a uma solicitação de Israel, um dia após o Irã lançar mais de 200 drones e mísseis contra o território israelense em retaliação a um ataque ao seu consulado na Síria.

A presidência rotativa do Conselho, atualmente ocupada por Malta, anunciou que a reunião está prevista para as 16h locais (17h de Brasília).

O embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, solicitou a reunião urgente para condenar o Irã por essa ação e pediu ao Conselho que designe a Guarda Revolucionária iraniana como organização terrorista. Ele enfatizou a necessidade de medidas concretas contra a ameaça representada pelo Irã, descrevendo o ataque como uma escalada grave e perigosa.

No sábado, o Irã lançou mais de 200 drones e mísseis contra Israel em resposta a um suposto ataque israelense ao seu consulado em Damasco, na Síria. Este foi o primeiro ataque direto realizado pela República Islâmica contra Israel. Teerã culpa Israel pelo ataque ao consulado e acusou o exército comandado por Benjamin Netanyahu de destruir a sede diplomática e matar dois altos oficiais da Guarda Revolucionária. Israel não confirmou nem negou sua responsabilidade no incidente.
LEIA MAIS

sábado, 13 de abril de 2024

Tragédia em Iguaí: três pessoas morrem após tiroteio em festa de aniversário do prefeito Rony


Na madrugada da última sexta-feira, 12 de abril, a pacata cidade de Iguaí foi abalada por uma tragédia de proporções inimagináveis. Na festa de aniversário do prefeito Rony Moitinho (PSD), um tiroteio irrompeu, resultando na morte de uma adolescente de 15 anos e dois homens. O evento, que deveria ser uma celebração da comunidade, rapidamente se transformou em um cenário de horror e tristeza.

De acordo com relatos de testemunhas, o tiroteio começou inesperadamente, deixando os presentes em pânico e confusão. A adolescente, identificada como Luana Bonfim de Oliveira, foi atingida por um disparo durante o caos que se seguiu. Além dela, Enzo Menezes dos Santos também veio a óbito, juntamente com um outro homem ainda não identificado. Os serviços de emergência foram chamados imediatamente, mas, infelizmente, os esforços para salvar a vida das vítimas foram em vão. 

Conforme a Polícia Militar, dois suspeitos atiraram contra as vítimas e fugiram. Uma guarnição foi acionada, mas já encontrou os feridos sem vida quando chegou ao local. Os agentes fizeram rondas na região, porém, não localizaram nenhum suspeito.

As circunstâncias exatas que levaram ao tiroteio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades locais. Ainda não há pistas sobre a autoria, nem sobre a motivação do crime. Imagens das câmeras de segurança próximas ao local foram solicitadas e poderão ajudar nas investigações. No entanto, especula-se que o incidente possa estar relacionado a escalada crescente do tráfico de drogas na cidade.

Em fevereiro desse ano, outro crime bárbaro chocou a cidade de Iguaí. Quatro pessoas foram atingidas por tiros após dois homens armados entrarem em um imóvel localizado na rua Otelino Medeiros. A adolescente Renata da Silva Santos e outra mulher não identificada morreram no local.

Em março de 2023, um jovem de 21 anos, identificado como Marcos dos Santos foi morto a tiros em uma rua da cidade. Em novembro do mesmo ano, um jovem conhecido pelo nome de Caio, morador do bairro Novo, foi morto a tiros em Iguaí.

Em 2022, um detento foi morto a tiros por quatro homens encapuzados e fortemente armados dentro da delegacia de Iguaí. Os homens entraram na unidade durante a madrugada e renderam o único guarda municipal que fazia a segurança do local no momento da execução do preso. Segundo policiais da unidade, o guarda Valdemir de Santana foi amarrado pelo grupo, que entrou na cela onde estava sozinho Juliano de Jesus Santos, de 27 anos, e efetuou diversos disparos contra ele.

Torna-se evidente a falta de políticas públicas de segurança na cidade. O município, que vem sendo administrado pelo prefeito Rony Moitinho a quase oito anos, vem sendo palco de uma escaldada da violência sem precedentes em toda a região.

A comunidade de Iguaí está em estado de choque e luto pela perda trágica da adolescente vitimada na última sexta-feira. Vigílias foram organizadas em toda a cidade, com os residentes se reunindo para prestar homenagens e oferecer apoio aos entes queridos da vítima. O sentimento de incredulidade e tristeza paira sobre a cidade, enquanto as famílias tentam entender como algo tão horrível pôde acontecer em seu meio.

Enquanto isso, o prefeito Rony Moitinho não emitiu nenhuma declaração, como sinal de respeito pela tragédia que ocorreu durante sua festa de aniversário.

A tragédia que se abateu sobre Iguaí deixou uma cicatriz indelével na comunidade. Enquanto as autoridades continuam sua investigação para determinar as causas exatas do tiroteio, os moradores da cidade estão revoltados contra o prefeito e se unem a dor pela trágica morte da adolescente em solidariedade à família. Que a memória da adolescente perdida seja honrada e que medidas sejam tomadas para evitar que tragédias como esta ocorram novamente em Iguaí.

LEIA MAIS

Escola Superior do Instituto Butantan recebe inscrições para o programa Cientista Mirim


Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Cientista Mirim, organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) – órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). 

Os alunos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio poderão enviar suas candidaturas por meio de um formulário online até o dia 19 de abril de 2024.

O programa oferece aos estudantes aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório e armazenamento e descarte de resíduos, além de uma vivência prática no laboratório de pesquisa selecionado pelo estudante.

Onze laboratórios do Butantan devem receber os jovens estudantes nesta edição: 
  • Laboratório da Dor e Sinalização; 
  • Laboratório de Coleções Zoológicas; 
  • Laboratório de Bacteriologia; 
  • Laboratório de Genética; 
  • Laboratório de Herpetologia; 
  • Laboratório de Fisiopatologia; 
  • Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD); 
  • Laboratório de Toxinologia Aplicada; 
  • Laboratório de Farmacologia; 
  • Laboratório de Imunopatologia; e 
  • Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. 

É possível conferir a descrição dos projetos que serão desenvolvidos em cada laboratório e também o nome dos cientistas responsáveis na página do Cientista Mirim. Após a conclusão do projeto, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus relatórios finais na Reunião Científica Anual do Butantan, além de serem incentivados a inscreverem suas pesquisas em congressos externos.

Para se inscrever basta clicar aqui


Link útil

Escola Superior Butantan


LEIA MAIS

Taylor Swift retorna ao TikTok após impasse com Universal Music Group


Após um período de ausência, as músicas de Taylor Swift finalmente retornaram ao TikTok. O desacordo entre a plataforma chinesa e a Universal Music Group (UMG), maior gravadora do mundo, resultou na remoção das gravações da cantora do aplicativo por dez semanas. 

A falta de renovação do contrato de licenciamento expirado em janeiro foi o motivo por trás da suspensão. A companhia de música acusou o Tiktok de tentar impedir que seus artistas recebessem uma compensação justa, além de reclamar do uso de inteligência artificial na rede social.

Por outro lado, o aplicativo negou as acusações, afirmando que a UMG criou uma narrativa falsa. A situação gerou um impasse entre as duas empresas

A volta de artista ao TikTok sugere que Swift possa ter feito um acordo separado para garantir que seu novo álbum, “The Tortured Poets Department”, seja beneficiado pela plataforma. O lançamento do disco está previsto para a próxima sexta-feira, 19 de abril.

Além de Taylor Swift, outros artistas representados pela Universal Music, como Rihanna, Ariana Grande, Drake e Beyoncé, também tiveram suas músicas suspensas do TikTok. No entanto, até o momento, essas gravações ainda não retornaram à plataforma. A situação entre a gravadora e o aplicativo continua sendo acompanhada de perto pelos fãs e pela indústria musical.
LEIA MAIS
Related Posts with Thumbnails