segunda-feira, 1 de abril de 2013

A epidemia da pochete


Na praia, na balada, nas ruas...
Onde quer que olhemos vemos a cena se repetir: Mulheres com barriga!

A pergunta é POR QUE?
Já falamos aqui sobre padrões de beleza e estereótipos, (Click Aqui e Leia) mas a epidemia da barriga não tem conotação fashion.
A barriga acentuada não poupa ninguém.
Seja jovem, adulta ou idosa, todas acabam por desenvolvê-la.
A primeira justificativa que me vem a cabeça são os hábitos alimentares.
Vamos voltar no tempo um pouquinho. Revendo imagens de mulheres nos anos 40/50, é raríssimo ver alguém jovem com a famigerada barriga. Talvez porque a cultura do refrigerante, gorduras trans, fast food e enlatados ainda estivesse plantando suas sementes. A ciência ainda não tinha impregnado os alimentos com conservantes e químicas.

Rita Hayworth
Conclusão: As pessoas eram mais saudáveis, ou na melhor das hipóteses, comiam melhor.
Outro fator também muito relevante para a propagação desse epidemia, é o aumento do consumo de álcool, leia-se principalmente cerveja, por parte do público feminino. Nunca se registrou um índice tão grande de mulheres consumidoras de bebidas alcoólicas.
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2012, o índice de consumo abusivo de bebidas alcoólicas varia de 11,9% entre as mulheres que frequentaram a escola durante 12 anos ou mais anos a 7,6% entre as que têm até oito anos de estudo.
Uma outra pesquisa, realizada há 15 anos e atualizada a cada dois anos pela Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), revela que dentre as mais de 50 mil pessoas entrevistadas, as jovens entre 10 e 18 anos lideram o ranking dos consumidores de substâncias etílicas. Isso mesmo! Alarmante!

Mas a coisa não fica só nisso não. O fumo também é um vilão. Ah, se você é fumante, deve estar se perguntando porquê, já que muito gente comete o erro de associar cigarro à magreza.
Então fique sabendo: Pessoas que fumam têm tendência a acumular mais gordura na zona abdominal, podendo ganhar cinco quilos a mais do que os não-fumantes.
Além disso, o desequilíbrio causado no organismo pela pouca ingestão de água, também ajuda muito na formação da “pochete”.
Todo dia você perde água através do suor, ao urinar, ao expirar. Para que seu corpo funcione adequadamente, é necessário consumir água pura e bebidas e alimentos que contêm água.
A ausência de líquidos para “varrer” as impurezas e excessos do organismo, provoca retenção de líquidos, responsável pelo acúmulo de gordura e celulite.
As comodidades da vida moderna também ajudam a gordura a ganhar a luta pois elas incentivam hábitos sedentários. Praticamente tudo está ao alcance do telefone ou da internet. De eletrodomésticos a roupas e comida. O próprio dia a dia atribulado já empurra todos para a maravilha chamada “delivery”.

Ah, mas falar de tecnologia e sua associação com o sedentarismo, sem falar dos carros é impossível. A popularização e facilitações para a compra, insuflaram verdadeiras multidões a locomoção sobre 4 rodas. Não se caminha mais. Aliás, caminhada virou esporte!
Descobrir o que gera o acúmulo de gordura é apenas o começo. A pior parte, com toda certeza, é se livrar do que já foi acumulado.
E não adianta mentir e dizer que são necessários sacrifícios.
Precisa sim!
Na verdade, o que podemos julgar sacrifícios, são os fatores restabelecedores da ordem natural.
Garanto que é possível não tomar refrigerante, beber socialmente de forma equilibrada, parar de fumar e praticar exercícios físicos regularmente.
Encontre seu ritmo.
Trace suas metas.
Comece!
Com certeza sua vida vai ficar mais leve.

Um comentário:

Anônimo disse...

This blog was... how do you say it? Relevant!
! Finally I have found something which helped me.
Kudos!

my blog post :: Cooking Simple Vegetables

Related Posts with Thumbnails