terça-feira, 16 de setembro de 2008

Eu e Anais



"Quando ele está sentado ali, sinto que posso ver sua mente como posso ver seu corpo, e ela é cheia de labirintos, fértil e suscetível. Fico carregada de adoração por tudo que sua cabeça contém e pelos impulsos que sopram em rajadas."
Anais Nin em Henry & June


Um dia Anais Nin surgiu em minha vida.
Sei exatamente como. Sou fã da série de Tv “The OC” e, ao assistir a 4ª Temporada, comecei a reparar em como o nome da escritora aparecia sempre citado pela personagem Taylor.
Fiquei curiosa e resolvi ler Anais. Encantei-me. Seus textos são tão reais que sentimos seus dilemas e sofrimentos como se fossem os nossos.
Primeiro veio “Henry e June”. Uma busca de identidade cheia de percalços e fantasias. Uma intrincada teia de emoções.
Depois foi a vez de “Pequenos Pássaros”, que através de suas curtas narrativas, mostrava os mais recontidos desejos da alma humana.
Então cheguei ao “Delta de Vênus”. Realmente algo diferente. Imagino como deve ter sido complicado naquela época escrever e publicar algo desse tipo. Uma coisa muito audaz, afinal sexo sempre foi um tabu social.
È uma pena que apenas uma pequena parte de sua obra tenha sido traduzida para o português.
Lembro-me de que ao comprar o primeiro livro, senti-me incomodada com o fato de estar escrito na capa: “Histórias Eróticas”. Achei pejorativo. Algo que não combinou com o teor do conteúdo. Isso porquê é muito comum associar erotismo com coisas de baixo nível.
Os livros de Anais não falam somente de sexo e fantasias. Eles trazem dilemas psicológicos aprofundados. Exteriorizam uma gama infinita de possibilidades cotidianas. Coisas as quais não paramos para mensurar ou questionar.
Portanto, ao ter em mãos um livro de Anais Nin, não o julgue pela capa. Deixe a mente fluir em suas linhas. Tente pensar como ela pensava, naqueles tempos. Assim terá uma surpresa.
Talvez, nas palavras de Anais, você encontre mais verdade do que no maior best seller de auto-ajuda que você já leu.

11 comentários:

Anônimo disse...

Amo Anais Nin.
Encontrei em sua descrição algo muito verossímil.
Gostei.

Anônimo disse...

Fãs de Anais Nin uni-vos!
Fantastic.
Anais também é meio mágica pra mim.

Anônimo disse...

És boa? Podes crer! Concentra-te nisso.

Anônimo disse...

:) Virou Borboleta!
É a mudança, e tudo o que a mudança acarreta aos nossos olhos, dá sempre um friozinho na barriga :)
Principalmente quando essa mudança se dá num sentido vertical ascendente... e quando implica, eventualmente, um sentido maior de responsabilidade e de poder de decisão. Porque, de fato, somos muitos meninos e meninas crescendo ao nosso ritmo e a querendo realmente fazê-lo. Por mais que algum medo nos morda as orelhas no inicio, da prespectiva de mudança. Por mais que tenhamos noção que o caminho mais compensador é o que dá trabalho, implica coragem ou envolve tropeções.
Parabéns pela coragem de expor suas idéias de maneira tão franca e direta.

Anônimo disse...

Gostei do Texto e amei a montagem. Não poderia haver Henry e Anais Melhores...rsrsrs :)))

Anônimo disse...

Maravilhosa!!!!!
Anais é, sem sombra de dúvida, sem comparação.
Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Uma pérola pra enfeitar suas fantasias:
"Não vemos as coisas como são, mas como nós somos."
Anais Nin

Anônimo disse...

Estou postando aqui pra confraternizar. Dizer que Anais também é muito apreciada por homens. Eu sou um fã aficcionado por ela.
Excelente texto, Barbara.

Anônimo disse...

Anais, Anais...eternamente Anais.

Anônimo disse...

Concordo com você Barbara. Também sinto falta de outros títulos dela e de Henry Miller não traduzidos. E por ser tão fã dela, resolvi escrever um conto bem picante, mas com estas características do confronto humano. Passa lá, acho que você vai gostar! Deixe seu comentário.

Abraços

Samarah... disse...

Bárbara

Concordo plenamente com o que escreveu!
AMO Anais Nin e está na hora deste tabu todo acabar.
Sexo não é algo perjorativo, pode até haver muita coisa vulgar, mas isso não é do sexo em si mas da maneira como vc vive e o encara.
Os textos de Anais são profundos, sensuais e extremanetes de bom gosto.
Beijinhosssssssssssssss

Related Posts with Thumbnails