terça-feira, 13 de novembro de 2007

Vamos falar de Amigos...



Gosto muito de uma música de Oswaldo Montenegro, chamada  A lista.

Uma estrofe chama sempre a minha atenção:

"Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais"

Um dia tomei como desafio, as palavras da música.

Será que é algo realmente incontestável?

Como fazer uma lista de amigos de 10 anos atrás?

Qualquer um consegue essa proeza?

Ao me questionar, uma onda de pensamentos estranhos surgiu nos confins do meu inconsciente. Inquietantes e incomodas indagações a respeito da amizade.

Serão realmente amigos aqueles que 
deixamos para trás?

Ou será que invés de deixarmos para trás, fomos nós a sermos deixados?

Por que algumas pessoas são tão importantes em determinadas épocas de nossas vidas?

E porquê, de repente, deixam de ser?


Será que deixamos de fazer algo ou fizemos algo
que não deveríamos?

São tantas as dúvidas.


Mas é fato consumado quando, depois de tantos anos, ao avistarmos um amigo do ginásio, de praia, da faculdade ou quem sabe até de infância, e no momento em que nossos olhares se cruzam, temos a impressão de sermos perfeitos estranhos. Nessas circunstâncias sempre me adianto,
abrindo um sorriso, transmitindo ondas de alegria e ternura.



E como não se decepcionar quando a outra pessoa finge não te conhecer ou, na pior das hipóteses, vira a cara para você?

Confesso que isso já me aconteceu inúmeras vezes. Em todas, me senti com o coração despedaçado, literalmente traída, estarrecida frente à possibilidade de que, por algum motivo inalcançável à minha compreensão, aquela pessoa não possuía mais o brilho antigo das nossas aventuras e alegrias compartilhadas.

É aí que a gente se pergunta como foi possível dividirmos tantas coisas... 

Segredos... Confissões de adolescência... Aventuras... Histórias de faculdade... Tristezas... Lágrimas... Sorrisos...

Em que curva do caminho perdemos a interligação de nossas almas?


Mas se a vida é polvilhada de amigos passageiros, existem aqueles permanentes. Aqueles que apesar de todas as intempéries da vida, continuam vibrando na mesma sintonia. Aqueles que com apenas um olhar fugaz, descobrem tudo que flui em nosso coração.

Estes, os verdadeiros amigos, são raros, e felizes são as criaturas que podem dizer que tiveram ao menos um, que permaneceu ao seu lado, durante a longa caminhada da vida.

Então, quando estivermos velhinhos e senis, poderemos contar com nossas recordações valiosas, verdadeiros tesouros, e encontrarmos em nossos pensamentos mais recontidos, a lembrança feliz de uma amizade verdadeira.

Sempre acreditei em almas gêmeas. Pessoas predestinadas a encontrarem a sua outra metade da alma.


Justamente por isso que defendo a tese de que os verdadeiros amigos são um tipo singular de alma gêmea, pois desenvolvem uma ligação de amor, carinho e respeito, tão necessária à nossa vivência quanto o amor carnal. Pois que criatura solitária pode dizer que encontrou a felicidade sem que tivesse tido um amigo?

A verdadeira felicidade está em compartilharmos todas as possibilidades da vida com aqueles que nos amam e que amamos também.

Afinal, o amor, seja ele, fraternal, carnal ou filial é sempre uma via de mão dupla. Uma via expressa congestionada de sentimentos e emoções, mas que nunca deixa de fluir em ambos os sentidos.


Ah, já ia esquecendo, eu fiz a lista, aquela do começo do texto e me surpreendi ao constatar quantos amigos ainda fazem parte da minha singela existência.

Muito obrigada a todos pela dedicação, pelo carinho e principalmente, pela honra a mim concedida de tê-los como AMIGOS.


"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só."

Amyr Klink

20 comentários:

Anônimo disse...

E já estou eu aqui chorando... Lio seu texto, tão bem escrito, cheio de verdade, de beleza, de amizade!
A minha vontade é de te dar um abração bem forte e dizer q vc é muito especial, uma pessoa linda!
Bom, acabei já dizendo, mas o abraço... Fica p janeiro, q é quando estamos indo aí!!!!!!!! Já compramos as passagens e dia 17 chegamos em Ilhéus. Estamos tão felizes e emocionados, especialmente Neill q já tem 3 anos q não sai daqui!
Vai ser muito bom a nossa ida, q tem como objetivo principal rever a FAMÍLIA e os AMIGOS, elementos essenciais p/ a nossa completa felicidade, não é?
Então, pode ser preparar p/ ser espremida pelo meu abração em janeiro! rsrsrs
Um beijo grande, enorme, do tamanho do seu coração!!!
Danny

Unknown disse...

Ernesto..
Nossa!! Eu adoreii o seu texto. =D
Todos os dias fico pensando a respeito dessas coisas. é tão incrivel o ciclo de amizade.
è ruim vc ter que acreditar q são poucas as pessoas q permanecem em nossas vidas. + na vida td é assim
agente ganha e se perde. nascemos todos os dias p/ viver melhor.
Eu adoroo d+ vc. e sinto saudades das suas aulas. Bjxx de seu aluno
Ernesto. ^^

Regional Ilheus disse...

Bárbara: Abençoada fostes com o dom de alcançar o âmago das pessoas, de descobrir seus sentimentos, de olhar suas almas. Mamãe te ama muitíssimo e todos os dias agradeço a Deus por você estar a meu lado. Você e Karla são meus dois tesouros. Sei o amor e amizade que você tem a mim e isso me dá muita felicidade e força em meio aos desafios. Deus abençoe você, filha, uma amiga de todas as horas, um ser humano iluminado.

Regional Ilheus disse...

Filha querida e especial: Este dom maravilhoso que Deus te deu de perceber o âmago dos seres, é algo sem igual. Você além de ser minha filha muitíssimo amada, é minha amiga e confidente. Te adoro. Agradeço a Deus por ter me dado a dádiva de ser sua mãe. É uma alegria, uma felicidade, uma bênção. Você é amiga verdadeira e sincera. Me emocionei ao ler suas idéias. Você tem muita Luz. Que Deus te abençoe e proteja sempre. Beijos de Luz no seu coração. Mamãe.

Unknown disse...

ótimo mas tem que ter uma foto minha aí.
Hahahahahahha
Bjos

Priscilla Fraga de Souza disse...

Seu texto é muito bonito, real, pois a vida é assim mesmo, como um ciclo algumas pessoas simplesmente passam, outras por vontade divina, ou por algum motivo permanecem. Nessa vida quero levar só as boas lembranças e os amigos com quem as compartilho. Você é uma amiga especial, pois sempre te admirei pelo que és, como posso dizer da família toda!!!!
Não é a toa que as famílias são amigas...
... Deus dá amigos para quem merece, para quem sabe cultivar as amizades.
Beijão
Priscilla.

Anônimo disse...

Maee !!!!
Tah Mto Bom....
Te amo...
Beijos
Sol Luan ^^

Anônimo disse...

Maeee ^^
Hahahahahahahhaha
Ki bom ki vc fez um Blog !!!!
te amo
Obs �: tah Maxa =]
Obs�: Naum tem ^^
te amo
Beijos

Anônimo disse...

Minha linda e competente comunicologa.
Deixo registrado a forma apropiada e oportuna do tema que escolheu para começar o seu blog. Sem pretenção de ser suspeito, por amar vc, a suavidade da sua linha de raciocínio permite a que lê o texto não somente compreender a importância do tema como viajar por entre as frases indagando o valor e a importância dos amigos no decorrer de nossa existência.
Quem realmente nunca se perguntou em algum momento de sua vida o por quê os amigos com quem compratilhamos brincadeiras... segredos... e sonhos... se perderam do percuso de nossa vida para um nunca mais ou um até, quem sabe quando... Ou talvés, um amigo que apos anos de distância, quando nos reencontramos em um cruzamento de esquina, nos reconhecem com um virar de rosto ou um simples oi?...
Você transcueveu nesse lindo texto, a mais profunda reflexão a cerca da amizade, provocando em nós o prazer de compartilharmos desta reflexarão verdadeiramente sublime.
Sendo vc quem é não poderia ser diferente.
Ser seu amor e amar você é saber dividir e somar o verdadeiro significado da amizade.
Continue nos proporciionando reflexões com essas!
Beijos do seu...
Sérgio Rogério.

Unknown disse...

Tia Barbaaraa!!
tah lindo!!
o texto ficou maravilhoso!
sua foto esta linda! adoro ela.
te amo muito!!

Maria de Fátima - Nosso conto de fadas!! disse...

Minha amiga linda!!!

A vida é mesmo cheio de mistérios, e de surpresas... de fato machuca rever alguem que guardamos num lugar especial e ver que não significamos nada pra essa pessoa... mas em compensação estamos sempre correndo o risco de reencontrar pessoas especiais e perceber nelas a mesma felicidade que sentimos com esse encontro.
Assim como aconteceu conosco.
Não raro creditamos a pessoas errados valores que de fato essas não possuem... pelo menos em nossas vidas...

O grande segredo dessa história de amizades é aproveitar bem os momentos, pq as almas gemeas, os que trazem afinidades espirituais, esses ficarão sempre juntos pelo amor... mesmo que geograficamente distantes.

Beijos menina.
Amo vc.

Céu disse...

Você consegue transmitir com clareza os sentimentos, através das palavras, ao lê-las é como se estivesse ouvindo você falar daquilo que se passa no seu interior.Parabéns!

Juciara disse...

Nossaaaaaaa que lindoo!!!Beijussssssss

Marilia de Oliveira disse...

Pura verdade! E mesmo que eu não te veja tanto quanto antes, no meu coração a sua presença é clara. Te gosto muito! Bjs ah amei o texto e vou usá-lo em minhas reuniões pedagógicas...

Josy Alcantara disse...

recordar é viver, ainda mais quando são recordações preciosas como esta! Muito bom, beijão!!

Anisio Cruz disse...

No meu caso, quase impossível: eu estava retornando de Itapetinga, onde trabalhei por 4 anos. Antes disso, havia trabalhado em Tx. de Freitas, pelo mesmo tempo.Difícil prá caramba, pois muitos deles, nunca mais tive contato.

Deborah Azulay disse...

Q lindo Barbara!!! Fiquei emocionada ao ler! :)))

Sandra Dib disse...

Falou bonito Barbara. Eu tb fico com o coracao partido as vezes, porque reencontrar amigos, so me traz boas lembrancas, me remete ao tempo Em que tudo era possivel. Beijo grande.

Olga Ramos disse...

nossa...perdi o folego amiga, eu sempre soube que seremos amigas a vida inteirinha até com o cacete na mãokkkkkk mas essa me tirou o rebolado, obrigada!

Catarina Gresik disse...

Grata amiga p/sua preciosa amizade....curto seu blog...de mt bom gosto e as matérias são atuais e esclarecedoras!!! Parabens p/iniciativa.

Related Posts with Thumbnails