terça-feira, 13 de novembro de 2007

Social - Iniciativas de Responsabilidade Social

Rede Mundo Melhor


A
Rede Mundo Melhor é uma organização não-governamental, beneficente, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1993, reconhecida de utilidade pública, que tem por objetivos viabilizar meios que promovam a Paz, a Ética, a Cidadania, os Direitos Humanos, a Saúde, a Integração Social, o Esporte, o Lazer, a Comunicação, a Ecologia e a Democracia, sem distinção de Raça, Cor, Religião, Convicções Políticas, Gênero, Orientação Sexual, ou Condição Econômica, junto aos Órgãos Públicos e Privados, Pessoas Físicas e Jurídicas, nos âmbitos Municipais, Estaduais, Federal e Internacional.
Suas ações estão sempre focadas na crença de que os problemas sociais são responsabilidade de todos e não apenas de órgãos governamentais. Melhorar a qualidade de vida da população carente é uma tarefa coletiva, um compromisso social. É com esta convicção que, ao longo dos anos, a Rede Mundo Melhor vem desempenhando diversos tipos de atividades em comunidades carentes, desenvolvendo políticas de reestruturação familiar, emprego e renda, práticas esportivas (utilizando sempre técnicas de Educação Física Escolar Inteligente), orientação e educação a crianças e adolescentes em situação de risco, além de prevenção e esclarecimentos a respeito das DSTs/AIDS, junto aos mais diversos grupos sociais, além de desenvolver políticas de preservação ambiental.
E foi justamente com esta visão é que, surgiu o Projeto Zuzu Angel, uma iniciativa que tem como objetivo propiciar e facilitar o acesso à formação e capacitação profissional à população carente, visando à atuação em empresas e ateliês de corte, costura e artesanato, bem como a formação de cooperativas de trabalho. Através de oficinas de formação em corte e costura, adquirem conhecimentos teóricos e técnicos de modelagem, corte, customização, fechamento, tendências da moda, maquinário (utilização). A Rede também realiza encaminhamento ao mercado de trabalho, bem como oferece suporte para o desenvolvimento Institucional de cooperativas e fontes de financiamento.
Um primoroso empreendimento social que transforma cada aluna em uma profissional capaz e preparada para o mercado de trabalho, segura para abrir seu próprio ateliê, tornando-se auto sustentável, aumentando a sua renda familiar e, estimulado a montar uma cooperativa.
O nome do projeto é uma homenagem à famosa estilista Zuzu Angel Pioneira na moda brasileira, fez sucesso com seu estilo em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Nos anos 70, ela tornou-se um ícone na luta contra a ditadura militar, quando seu filho Stuart, ativista comunista, foi preso e morto nas dependências do DOI-CODI. A partir daí, Zuzu entrou em guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. Essa luta só terminou com sua morte ocorrida na madrugada de 14 de abril de 1976, num acidente de carro na Estrada da Gávea em circunstâncias ainda não esclarecidas, à saída do Túnel Dois Irmãos (RJ). Uma mulher de garra, fibra e determinação. Uma justa homenagem.
Quem quiser conhecer mais sobre os projetos da Rede Mundo Melhor, basta clicar AQUI











ULA - União Libertária Animal


O ULA é um grupo independente, sem fins lucrativos, de estudos e ativismo em Direitos Animais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tem como objetivo, familiarizar a população dessa área com as questões relacionadas aos Direitos Animais, assim como, provocar um questionamento no modo em que pensamos os animais não-humanos dentro do paradigma atual (antropocentrismo), gerando uma mudança benéfica por meio da reflexão da relação entre seu modo de vida e a interferência à vida animal.

O grupo tem fins informativos, portanto atua com ações educativas por meio da abordagem da Educação Humanitária, sempre em articulação com os demais grupos de Direitos Animais do Brasil. Com uma abordagem descontraída e colorida, instigando e atraindo a população a receber as novas informações, o grupo de jovens ativistas vai para as ruas, fazendo um trabalho voluntário, se divertindo e conhecendo pessoas com os mesmos ideais.

Dentre os projetos realizados pelo Ula, estão:

- Campanha pelo fim dos rodeios no município de Seropédica, que faz divisa com a zona oeste do Rio de Janeiro;

- Ulinha: Direitos animais para crianças, com atividades em escolas e cartilha infantil abordando os Direitos Animais de forma integral para crianças, inédito no Brasil.

- Campanha Padrinhos Mágicos, onde qualquer pessoa pode apadrinhar a castração de um animal, com um valor baixo, devido a parceria do grupo com veterinários.

- Tenda Libertária: Instalação de tenda em eventos ou nas ruas, para realização de intervenção urbana, com faixas, cartazes, folders, megafone, decoração temática, degustação vegana, exibição e vídeos, etc.

- Acervo Ula! – Acervo de livros de Direitos Animais (jurídicos e filosóficos), disponibilizados gratuitamente para membros do grupo, para estudos, fundamentação teórica e formação interna.

- Material educativo – elaboração de folders, panfletos e cartilhas educativas, distribuídas e disponibilizadas para download e reprodução do site do Ula.

A Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma área onde não recebe intervenção educativa relacionada aos Direitos Animais. Talvez, por esta razão, ocorre uma grande incidência de diversas formas de exploração animal: abandono de animais domésticos, descontrole populacional dos mesmos, venda de animais de diversas espécies em lojas e feiras, consumismo acrítico, encarceramento de aves, guarda irresponsável, grande consumo de carnes, negligência e maus tratos, etc.

O Ula acredita que a educação/conscientização é um meio profilático e definitivo para a problemática da exploração animal. De acordo com Paulo Freire, "não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Para conhecer mais do trabalho da ULA Click Aqui




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails